quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Tipos de doenças mentais

Agora que já se encontra definido o que são doenças mentais , pretendemos dar-vos a conhecer algumas delas , Tais como:

Depressão e doença maníaco-depressiva

A Depressão é uma doença mental que pode afectar o humor durante longos períodos de tempo. Os sintomas incluem: perturbação do apetite e do sono, fadiga e perda de energia, sentimentos de inutilidade, culpa e incapacidade, falta de concentração e preocupação com a morte, desinteresse, apatia e tristeza. Pode afectar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade e, sem tratamento, pode conduzir ao suicídio.A Doença Maníaco-Depressiva ou Doença Bipolar é também uma doença mental caracterizada por oscilações do humor, havendo períodos de extrema exaltação e outros de depressão profunda.A fase maníaca manifesta-se por um comportamento hiperactivo, com euforia ou irritabilidade, insónia, discurso e pensamento rápido e, por vezes, ideias de grandeza.

Esquizofrenia
A Esquizofrenia é uma doença mental grave e crónica que, sem tratamento, impossibilita a pessoa de se comportar normalmente na família, no trabalho e na comunidade.Os sintomas incluem: - Alucinações (“vozes” e outras), delírios ou falsas crenças patológicas que não são corrigíveis pela razão, pensamento desorganizado, alterações dos afectos, das emoções, do juízo crítico e de vontade.A pessoa que sofre de esquizofrenia pode falar incoerentemente, deixar de falar, ter respostas emocionais desadequadas, humor neutro, ausência de respostas emocionais ou períodos longos de exaltação ou depressão, ideias de perseguição. Com um tratamento farmacológico adequado, grande parte destes sintomas atenuam-se ou desaparecem.



Perturbações ansisosas
Há três principais tipos de perturbações ansiosas:
· Fobias
· Perturbação de Pânico
· Perturbação Obsessivo-Compulsiva
As pessoas com Fobias sentem imenso terror quando confrontadas com situações específicas (estarem em locais superlotados ou terem de falar em público) ou com certos objectos (pontes ou animais, por
exemplo).As fobias podem impedir a pessoa de ter uma vida normal, obrigando o indivíduo a fazer adaptações na actividade diária, evitando essas situações ou objectos.A Perturbação do Pânico é caracterizada pelo aparecimento repentino de um sentimento de terror (pânico), sem causa aparente. Durante o ataque de pânico, a pulsação aumenta, a respiração torna-se rápida e o doente pode suar ou ficar com vertigens. A pessoa passa a recear constantemente que as crises se repitam.Quem sofre de Doença Obsessivo-Compulsiva tem pensamentos repetitivos, persistentes, involuntários, de conteúdo estranho ao Eu e a propensão a comportamentos ritualizados, que o doente não consegue controlar, tais como lavar constantemente as mãos, verificar repetidas vezes, contar, arrumar etc...


Perturbações do comportamento alimentar
A Anorexia Nervosa e a Bulimia são doenças do comportamento alimentar, em ligação com a imagem corporal e o controle do impulso alimentar. Podem ser graves.Na Anorexia o doente não come, chegando a passar fome, devido a uma distorcida imagem corporal, que lhe causa aversão à comida.A Bulimia é um ciclo de “encher” (consumindo grandes quantidades de comida) e “purgar” (quer induzindo o vómito, quer pelo abuso de laxantes).Quem sofre de Anorexia ou Bulimia tem uma preocupação excessiva com a comida e um medo irracional de ficar gordo. 90% dos doentes com Anorexia e Bulimia são do sexo feminino.


Alzheimer
Alzheimer é a forma mais comum de demência. Esta doença degenerativa, até o momento incurável e terminal, foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. Esta doença afecta geralmente pessoas acima dos 65 anos, embora seu diagnóstico seja possível também em pessoas mais novas.


5 comentários:

  1. gostei deste blog. ajudou-me a compreender a minha avó

    ResponderEliminar
  2. Blog muito bem estruturado e compreensivel !

    ResponderEliminar
  3. Esta basatante informativo . Continuem assim

    ResponderEliminar
  4. Estava a navegar pela web e ficou surpreendido. Contem bastante informação e importante que é de compreensão facil para as faixas etarias mais pequenas. Realmente começaram muito bem.
    De certeza que ajudarão algumas pessoas a melhorarem os seus conhecimentos e a melhor se prepararem para as consequencias das doenças mentais..ou para compreender quem ja as tem..

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste blog, é uma boa ajuda para quem tem familiares com estas doenças.

    E uma boa ajuda pra quem tem trabalhos pra fazer da escola xD

    ResponderEliminar