quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O que é o Alzheimer?

Finalmente, introduzimos aqui o subtema do nosso trabalho que como sabem é o Alzheimer. E para começar vamos esclarecer-vos as dúvidas quanto a questão da definição desta doença…


A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), progressiva, irreversível e com causas ainda desconhecidas. Começa por atingir a memória e, progressivamente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes. Os sintomas iniciais da Doença de Alzheimer incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento.


Os doentes de Alzheimer tornam-se incapazes de realizar a mais pequena tarefa, deixam de reconhecer os rostos familiares, ficam incontinentes e acabam, quase sempre, acamados.


Em termos neuropatológicos, a Doença de Alzheimer caracteriza-se pela morte neuronal em determinadas partes do cérebro, com algumas causas ainda por determinar.


O aparecimento de tranças fibrilhares e placas senis impossibilitam a comunicação entre as células nervosas, o que provoca alterações ao nível do funcionamento global da pessoa.


Os sintomas iniciais agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada.

Sem comentários:

Enviar um comentário